Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Sou um indivíduo saudável. É possível avaliar meus riscos genéticos relacionados ao diagnóstico ou desenvolvimento de um câncer no futuro?

O aconselhamento genético avaliará sua história pessoal e familiar de câncer e quando adequado gerará um panorama sobre os riscos baseados no seu genoma via teste genético.

Há um caso ou casos de cânceres na minha família e gostaríamos de ter filhos. É possível determinar se podemos passar uma condição genética relacionada ao câncer para meu futuro filho? Ele pode ter o mesmo câncer que há na minha família?

Se você está planejando engravidar iremos avaliar a sua história familiar e o seu genoma para determinação dos riscos da transmissibilidade de uma condição hereditária de câncer ao seu descendente. Se necessário determinaremos condutas personalizadas para os genitores. 

Tenho história pessoal ou familiar de câncer. Isso pode ser transmissível ou ter origem genética?

É possível avaliar a possibilidade de você ser portador de uma variante genética patogênica que está sendo transmitida entre os familiares. Se identificada, serão considerados os riscos de transmissibilidade dessa variante, além de poder explicar os casos de canceres na família e estimar o risco para os familiares assintomáticos.

O que os profissionais do aconselhamento genético irão fazer?

Serão avaliadas questões relativas ao histórico de saúde, hábitos de vida, seus riscos genéticos com base em sua história familiar que considera pais, irmãos, tios, primos e avós afetados. Essas informações são importantes para a determinação do padrão de herança da variante genética e identificação dos familiares em risco via teste genético e quais familiares precisarão de estratégias de diminuição de risco. 

Decidir se o teste genético é adequado para você e indicar o teste genético apropriado.

Discutir os possíveis resultados dos testes genéticos e como eles repercutem nos seus cuidados médicos e riscos para sua família.

Descobrir e compreender a causa genética das condições herdadas.

Esclarecer dúvidas que você possa ter em linguagem acessível e compreensível.

Preparar um relatório de aconselhamento genético para você entregar ao seu Médico.

Qual é a chance de um membro desta família desenvolver câncer se houver suscetibilidade hereditária?

Essas probabilidades variam por síndrome, família, gene e variante patogênica, com diferentes variantes no mesmo gene, às vezes, conferindo diferentes riscos de câncer, ou a mesma variante sendo associada a diferentes canceres em diferentes famílias. Esses fenômenos estão relacionados a questões como penetrância e expressividade que são discutidas durante as sessões de aconselhamento genético.

Se nenhuma síndrome identificável estiver presente, há risco de câncer com base em outros fatores de risco epidemiológicos?

Uma história familiar positiva pode, às vezes, fornecer informações de risco na ausência de uma síndrome de câncer diagnosticada geneticamente. 

Sobre as sessões de aconselhamento genético

Para que sua avaliação de risco seja mais precisa é importante você coletar informações sobre o histórico de câncer na sua família, coletar seus próprios registros médicos relacionados ao câncer e dos familiares e trazer resultados de testes genéticos seus ou de seus familiares.

×